Problema com Spool de Impressão

Para começarmos, iremos ver um problema que muitos de nós ainda encontramos no nosso dia-a-dia…

Quantas vezes, já mandamos imprimir alguma coisa e a impressora simplesmente não responde?? O pior de tudo, nós conseguimos ver os arquivos na fila de impressão, mas mesmo assim a impressora não dá nem sinal de vida. Então tentamos remover os arquivos da fila para que possamos enviá-los novamente. É onde entra outro problema, os arquivos não são exluidos. O Windows nos retorna que está excluindo tais documentos, mas não passa disso.

Algumas vezes, a resolução do problema é extremamente fácil e rápida. Abaixo, veremos como criar um simples script que para o spool de impressão do Windows e depois o reinicia.

@echo off
net stop spooler
pause
del %windir%system32spoolprinters*.* /q /s
net start spooler

Já tive muitas dores de cabeça com tal problema… Para usá-lo, basta abrir o Bloco de Notas do Windows (Iniciar, Programas, Acessórios, Bloco de Notas). Em seguida, copiar o código acima e colar dentro do mesmo. Na hora de salvar, digite um nome qualquer, porém adicione a extensão “.bat” ao fim do nome escolhido. Pronto, faça o teste!

Ao executar o arquivo, o serviço de impressão do Windows será parado. Em seguida, todos os documentos que estão na fila de impressão, serão apagados. E por fim, O serviço de impressão do Windows será re-iniciado.

Como opção, sempre tenho um atalho que aponta para o código acima na minha área de trabalho.

Dúvidas ou sugestões, não deixe de comentar…

Você talvez também goste