Group Policy Management – Comando DCGPOFIX

Por padrão, assim que criamos um novo domínio, são criadas duas políticas de grupo que são extremamente importantes para o seu correto funcionamento. São elas: a Default Domain Policy, que é aplicada a todos os computadores e usuários do domínio e, a Default Domain Controllers Policy, que é aplicada a todos os Controladores de Domínio (Lembrando que isso só é válido se, os Controladores de Domínio ainda estiverem dentro do contêiner Domain Controllers).

As Melhores Práticas de administração de servidores nos recomendam a NUNCA alterar nada dessas duas políticas. O ideal é sempre criarmos uma nova política antes de fazermos qualquer nelas.

Porém, se por algum motivo, ambas se corromperem, é possível usarmos uma ferramenta para que ambas as políticas retornem ao seu estado original, isto é, o estado logo após o Active Directory ter sido instalado.

Essa ferramenta, ou melhor, comando, é conhecido como DCGPOFIX e, apenas membros dos grupos Administradores do Domínio e/ou Administradores da Empresa podem usar.

– Utilizando o DCGPOFIX:

Como a maioria dos comandos, para utiliza-lo devemos abrir o “CMD” do Windows (Clicar em Iniciar, apontar para Executar. Na tela que se abre, devemos digitar “cmd” [Sem as Aspas] e cliar no botão OK.)

Na tela que se abre, devemos digitar o comando DCGPOFIX e teclar ENTER.

Após LERMOS atentamente o que estamos prestes a fazer, devemos apertar a tecla S e, em seguir ENTER.

Outro aviso, após LERMOS e termos a completar certeza do que estamos fazendo, mais uma vez, iremos pressionar a tecla S e após ENTER.

Pronto!!! Nossas políticas foram restauradas!!!

O comando DCGPOFIX, é composto pela seguinte sintaxe:

dcgpofix [/ignoreschema][/target: {domain | dc | both}]

Onde:

/target: {Domain | DC | BOTH}: Especifica qual a GPO você deseja fazer a restauração [ Domain: A Default Domain Policy; DC: A Default Domain Controller Policy e BOTH: Ambas ];

/ignoreschema: É um comando opcional que ignora a versão do Schema do Active Directory;

Ah, o comando DCGPOFIX está disponível em DC’s com Windows 2000, Windows 2003 (Inclusive o R2) e o Windows 2008 (Inclusive o R2).

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado de mais essa rápida dica que consegui escrever entre a correria que anda minha vida… e torçendo para tudo se normalizar nos próximos dias… 😀

Você talvez também goste