Como motivar um profissional de TI?

Uma das grandes dificuldades que venho notando nos tempos atuais, que por sinal, vejo muito mais pessoas começando a dar uma maior atenção, é quanto à motivação de seus profissionais. Todos os líderes sabem (pelo menos, nós esperamos que saibam) a real importância de se trabalhar com pessoas motivadas. Quando a equipe trabalha motivada, ela consegue desenvolver muito melhor suas funções.

Porém, não é fácil sempre ter uma equipe motivada, principalmente se você não acompanha de perto como está a sua equipe. Devemos sempre ter em mente que, as pessoas são bem diferentes umas das outras. O que motiva uma pessoa, pode não motivar outra, independente se a função é a mesma ou não.

Algumas pessoas são motivadas por dinheiro, isto é, para elas o que importante é sempre ganhar mais. Fazem as coisas sempre pensando no retorno financeiro e, quando isso não ocorre, acabam ficando extremamente frustradas.

Já outras pessoas, são motivadas por desafios ou a simples necessidade de sempre terem a necessidade de se esforçar um pouco mais. Em minha opinião, na maioria das vezes esse é o perfil de um profissional que trabalha com tecnologia.

Isso não quer dizer que NÓS, profissionais de TI não nos preocupamos com dinheiro. Longe disso. Mas em longo prazo, sabemos que só dinheiro em nossa carreira não nos faz continuar motivados, precisamos de algo mais.

Costumo dizer que os profissionais dessa área, ao mesmo tempo em que possuímos uma benção, possuímos uma maldição. Em geral, a capacidade de raciocínio lógico dos profissionais de TI tende a serem mais aguçadas. Na prática, isso quer dizer que temos uma facilidade maior para encontrar respostas para os problemas. Acredito que isso se dá ao fato de sempre trabalharmos com muitas informações ao mesmo tempo, tendo que aprender a como distinguir as informações úteis das demais.

Por outro lado, acho que nossa maldição acaba sendo nossa fome de saber. Nós sempre estamos em busca de coisas novas. Temos a necessidade de sempre estar aprendendo novas tecnologias e, o problema muitas vezes acontece nesse momento. Por vezes, já vi os gestores de contrato e até mesmo os gestores da própria área de TI, não valorizarem sua mão de obra, pois o que muitos de nós queremos, além de feedbacks positivos, é o reconhecimento e a valorização de nosso capital humano. Nós queremos nos sentir úteis e ver que todo o nosso investimento, nunca é em vão.

Por isso, já vi muitos profissionais de tecnologia mudarem de área, porque como temos esse timing um pouco maior que os demais, podemos com uma certa facilidade aprender novas profissões que nos deem uma retorno maior e, consecutivamente nos transforme em pessoas mais motivadas.

Para os líderes, acredito que sempre devem pensar em motivar e valorizar sua equipe e nunca, devem dizer algo do tipo: “Ah fulano, você se valorizou demais para nossa empresa. Infelizmente, não podemos fazer nada por ora.”. Parece brincadeira, mas é algo que já vi acontecer com diversas pessoas.

Lembrem-se, os verdadeiros líderes devem saber o que motiva sua equipe, cada um deles, individualmente e, sempre devem explorar suas capacidades ao máximo.

Você talvez também goste