Formatar o computador com Windows 8 e Windows 10

Pessoal de TI, levante a mão quem nunca precisou formatar uma máquina? Horas fazendo backup de trocentos gigas… Preparando os CD, DVDs, ou nos tempos atuais, pen drive com a versão correta do Windows! Depois mais um tempão restaurando este backup! Para alguns, essa rotina pode ser um tanto quanto frustrante!

Ao público em geral, a famosa frase “preciso formatar meu computador”! Está com vírus, lento, etc, etc, etc… Aí ocorre um grande problema, por diversas vezes podemos ficar vários dias sem nosso equipamento devido a este trabalho! Acreditem, isso pode acontecer!

A partir do Windows 8 (Ou seja, este recurso também está presente nas versões Windows 8.1 e Windows 10), a Microsoft introduziu uma forma muito melhor e rápida para formatamos nosso equipamento!

Está nova função conta duas opções básicas: Formatação Completa, ou seja, todos os programas e arquivos pessoais são excluídos e, a opção de Formatar mas manter nossos arquivos, onde apenas os programas são removidos!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES AO FORMATAR SEU EQUIPAMENTO

Apesar deste recurso ser muito simples de utilizar, é sempre recomendado ser feito por algum técnico, ou alguém que tenha um conhecimento mínimo de sistemas operacionais!

Mesmo tendo a possibilidade de manter nossos arquivos ao executar recurso, fazer um backup como prevenção nunca é demais! Lembrem-se disso!

Lembrando que não me responsabilizo por qualquer problema que possa ocorrer durante este processo!!

OBJETIVO

Nosso objeto com está postagem é conseguimos formatar uma máquina usando o novo recurso de Restaurar Computador presente nas versões mais novas do Windows.

CENÁRIO

Como cenário de testes, estarei usando o Windows 10 Pro porém, os mesmos passos são compatíveis com as demais versões do Windows (Windows 8 e Windows 8.1).

Para montar este cenário, deixei alguns arquivos salvos na área de trabalho, simulando os meus arquivos pessoais. A ideia é verificarmos a eficiência da formatação salvando os arquivos.

Também instalei o LibreOffice (Disponível em https://pt-br.libreoffice.org), para simular os programas instalados na máquina.

Arquivos pessoais e programas instalados
Arquivos pessoais e programas instalados

PRÁTICA

Para darmos início ao nosso procedimento, é necessário abrirmos o programa Restaurar PC. A forma mais rápida de encontra-lo é usando a busca do Windows:

Abrindo o Restaurar o PC
Abrindo o Restaurar o PC

Assim que abrimos este recurso temos um breve texto explicando sua funcionalidade:

Função do Restaurar o PC
Função do Restaurar o PC

ATENÇÃO: Está opção fará toda a diferença durante todo o processo!!!! Preste muito bem atenção ao prosseguir!

Tela inicial do Restaurar o PC
Tela inicial do Restaurar o PC

Como é possível observar, temos duas opções:

  • Manter meus arquivos: Está opção é direcionada quando desejamos restaurar nosso computador mas MANTENDO nossos arquivos pessoais;
  • Remover Tudo: Como o nome diz, ela removerá TUDO que estiver no computador! Isso inclui programas e arquivos pessoais! CUIDADO ao marcar está opção! Esteja certo do que está fazendo!

Para está postagem, iremos na opção Manter meus arquivos:

Utilizando o Restaurar o PC
Utilizando o Restaurar o PC

Antes de iniciar o processo de formatação, o Windows nos dá um último aviso informando o que ele irá fazer a partir de agora!

Resumo da função antes de formatar o computador
Resumo da função antes de formatar o computador

Ao clicarmos no botão Restaurar, estamos concordando com o fato dele remover todos os programas e configurações presentes no equipamento.

No próximo passo, o Windows já está iniciando o processo! Agora é aguardamos…

Restaurar o PC - Iniciando restauração
Restaurar o PC – Iniciando restauração

O próprio Windows irá reiniciar algumas vezes para conseguir finalizar o processo! Fique tranquilo se isso ocorrer!

Restaurar o PC - Restaurando o Sistema
Restaurar o PC – Restaurando o Sistema
Restaurar o PC - Restaurando o Sistema
Restaurar o PC – Restaurando o Sistema
Restaurar o PC - Restaurando o Sistema
Restaurar o PC – Restaurando o Sistema

Depois algum tempo (Isso pode levar algumas horas dependendo do seu equipamento e volume de informações que devem ser apagadas), a tela de bem-vindo do Windows nos é apresentada!

Como mantivemos nosso arquivos, o Windows manteve o usuário e senha que estavam sendo usados na máquina!

Tela de login do Windows 10
Tela de login do Windows 10

Como de praxe, ao fazermos o primeiro login no Windows é necessário esperarmos ele configurar algumas coisas internas (Perfil de Usuários, políticas, etc):

Windows 10 - Processando primeiro login
Windows 10 – Processando primeiro login

Pronto!!! O Sistema foi restaurado com sucesso mantendo nossos arquivos!

Podemos observar que os ícones do LibreOffice desapareceram, ou seja, os programas que tínhamos na máquina foram removidos com sucesso!

Windows 10 - Máquina restaurada sem perder arquivos
Windows 10 – Máquina restaurada sem perder arquivos

É possível termos certeza que não temos mais programas instalados abrindo o ícone Programas e Recursos do Painel de Controle.

Windows 10 - Programas e Recursos Zerados
Windows 10 – Programas e Recursos Zerados

É isso pessoal! Espero que tenham gostado!! Dúvidas ou sugestões basta entrarem em contato!!!

Você talvez também goste