Script para remover Internet Explorer 11, 10 e 9

Olá pessoal,

Há alguns dias, em um de nossos clientes, pegamos um sério problema que envolve a utilização do Internet Explorer 11. Após algum tempo procurando a solução, recorrendo aos canais de comunicação oficial, comunidade, fóruns e especialistas, resolvemos temporariamente voltar para o IE 10. Isso se fez necessário devido a incompatibilidade que o IE11 apresentou em relação aos nossos demais sistemas.

Após efetuar algumas pesquisas e testes, tal necessidade foi atendida utilizando o seguinte script:

@echo off
echo Removendo IE11
FORFILES /P %WINDIR%\servicing\Packages /M Microsoft-Windows-InternetExplorer-*11.*.mum /c “cmd /c echo Removendo pacote @fname && start /w pkgmgr /up:@fname /quiet /norestart”

Salve como RemoveIE11.bat e execute como Administrador! Pronto! O Internet Explorer 11 será removido sem problemas! ATENÇÃO a tag /norestart que impede a reinicialização do sistema! Para a correta remoção, o ideal seria reiniciarmos o equipamento assim que a remoção for concluída.

É interessante observar que o script pode ser facilmente adaptador para também remover o IE 10 ou IE 9! Para isso, altere a parte do código que se refere a versão do navegador:

Exemplo do IE 10:

FORFILES /P %WINDIR%\servicing\Packages /M Microsoft-Windows-InternetExplorer-*10.*.mum /c “cmd /c echo Removendo pacote @fname && start /w pkgmgr /up:@fname /quiet /norestart”

Exemplo do IE 9:

FORFILES /P %WINDIR%\servicing\Packages /M Microsoft-Windows-InternetExplorer-*9.*.mum /c “cmd /c echo Removendo pacote @fname && start /w pkgmgr /up:@fname /quiet /norestart”

Aqui utilizamos este script em conjunto com o utilitário PsExec, que serve para executar comandos em máquinas remotas! Mas isso é assunto para um próximo post! 😀

Você talvez também goste